01/08/19 - 2 minutos de leitura
Robotização nas operações da Central de Serviços Energisa
A Central de Serviços Energisa está trilhando a jornada digital. Um dos passos dessa caminhada...
01/08/19 - 2 minutos de leitura
Robotização nas operações da Central de Serviços Energisa
A Central de Serviços Energisa está trilhando a jornada digital. Um dos passos dessa caminhada...
A Central de Serviços Energisa está trilhando a jornada digital. Um dos passos dessa caminhada foi a aplicação de RPA (Robotic Process Automation) em seus processos, visando melhorar o atendimento a todas as empresas do Grupo Energisa. Atualmente 47 robôs estão atuando em parceria com os times de Contabilidade – que foi o primeiro a receber a tecnologia nos processos – Facilities, Faturamento, Frotas, Financeiro, RH e Suprimentos. Ao todo, o ganho em horas de trabalho, liberando as equipes para focarem em tarefas que demandam maior necessidade de análise chega a 4.800h por mês.
E são vários os serviços que os robôs executam: elaboram borderôs para pagamentos, verificam sobra de orçamentos em obras e criam FLC’s (fichas de lançamento contábeis), fazem diligenciamentos de OCM's (ordem de compra de materiais), realizam identificação de devoluções de pagamentos, fazem pagamentos de aluguéis, elaboram coleta e reaproveitamento de preços já negociados para ampliação no saving compras, realizam a inserção de dados para a admissão dos colaboradores, geram relatórios gerenciais de frotas, entre tantos outros que, em parceria com a todo o time do CSE, estão ajudando a organizar, agilizar e facilitar o dia a dia no Grupo Energisa, além de aumentar a qualidade nos serviços prestados.
A utilização dos robôs potencializa as análises mais simples, com padronização e geração de informações eletrônicas e seguras. E como são robôs, não precisam de um horário pré-determinado para a sua atuação, conseguimos melhorar também os prazos das entregas. Além disso, este processo permite aumentar a autonomia dos colaboradores: agora eles podem investir seu tempo em tarefas que demandem maior criatividade e visão analítica.
E além dos robôs no dia a dia, a CSE desenvolveu também o COE - Centro de Expertise de RPA. Os colaboradores do COE fazem o desenvolvimento dos robôs a partir de chamados solicitados pelas áreas da própria CSE e também fazem a sustentação e a manutenção dos mesmos. Após o recebimento da solicitação de robotização, o time de Melhoria analisa o processo e a viabilidade técnica e, na sequência, o desenvolvimento do robô é realizado pelo time do COE.
Notícias mais lidas
15/06/23 - 2 minutos de leitura
Motivo de orgulho para nosso time! Motivo de orgulho para nosso time!
01/06/20 - 1 minuto de leitura
CSE participa de grupo de discussão CSE participa de grupo de discussão
01/11/20 - 2 minutos de leitura
Nossa frota segue a trilha de sucesso Nossa frota segue a trilha de sucesso